segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

COMO ESCREVER UM LIVRO ?

Essa é a dúvida de muitos jovens que querem ser escritores atualmente, como escrever um livro ? como arrumar inspiração ? como meu livro virá um best-seller ? , nesse post irei tirar várias dúvidas, nunca falei que estava escrevendo um livro no blog, diretamente, mais quem olhar meus objetivos principais vão ver que estou escrevendo um, pesquisei por vários meses sobre esse assunto na internet, e esse post é sobre minha opinião sobre o que li, confiram:

1. leia, leia e leia.


Claro que se você quer ser escritor vc gosta de ler, então vá em frente, leia, leia, leia: poesia, romance, juvenil, aventura, ação, mesmo que vc não teja escrevendo sobre esses assuntos leia, assim vc aumenta seu vocabulário, conhece palavras novas e arruma inspiração na hora de escrever o seu.

2. tenha sempre um caderno de anotações ao seu lado.


Ele pode ser o melhor amigo de um escritor, por exemplo: se vc de repente tiver uma ideia pro livro, ou então um titulo para ele e etc, com o caderno de anotações fica difícil de esquecer alguma ideia que vc tiver pro seu livro.

3. faça mapa conceitual de tudo.

esse é um exemplo.


Assim como o caderno de anotações o mapa conceitual é fundamental, faça um falando da (o) personagem principal, sobre o que ela gosta, seus sonhos, bichinho de estimação e coisas do tipo, faça um falando do começo, meio e fim da história, de todos os fatos que irão acontecer com a personagem, é bom isso para vc não esquecer de nada que ira acontecer no livro.


 4. Observe as pessoas.


Não tem jeito melhor de obter inspiração do que observar as pessoas, seus atos, costumes e etc, vc vai aprender muito assim.

5. escreva sobre algo que goste.


Quanto mais vc gostar do assunto que está escrevendo, mais vc vai ficar empolgada em escrever e vai saber mais sobre o assunto.

6. procure não escrever sobre assuntos clichês.


Nenhuma pessoa gosta de ver uma novela que já tem outra parecida, as pessoas querem novidades, com os livros é a mesma coisa, quanto mais seu assunto for incomum para o publico, mais pessoas vão se interessar em comprar ele, então fica a dica: não copie, inventi.

7. tenha um titulo e uma capa que se destaquem no mercado.


Eu na maioria das vezes compro livros sem nem olhar a resenha, só por achar o titulo e a capa interessantes e quero isso para meu livro também, que as pessoas gostem e falem bem dele, então fica a dica.

 8. Faça uma história que prenda o leitor.


Por exemplo: se for escrever sobre romance, escreva um romance comovente, bem escrito, que se o leitor pegar no seu livro não queira mais largar.

Então foi isso galera, espero que tenham gostado e espero também que usem essas dicas para escrever o livro de vcs, lembrem- se que uma história não se escreve sozinha. Dúvidas? podem tirar nos comentários e desculpem não ter postado ontem, pois fui á Aracaju de manhã e só voltei á noite e como ontem é dia de fantástico ( meu programa preferido) não tive tempo de postar, comprei em Aracaju os livros: Querido John e A ultima música, todos de Nicholas Sparks, já comecei a ler Querido John e estou amando, daqui á alguns dias faço a resenha aqui no blog.  

BEIJOCAS DA KLARA !!!

Um comentário:

  1. Obrigada pelas dicas estou bem melhor agora que minhas duvidas foram solucionadas!!!!

    ResponderExcluir