sexta-feira, 28 de março de 2014

O que você vai ser quando você crescer?



  Ei, você que está neste exato momento lendo esse texto: já parou pra pensar no que você quer ser quando crescer? Você pode estar no 6° ano, 7° ano e afins e achar que é bobagem se preocupar com isso assim tão novo. Mas meu querido, você está errado. O tempo está passando cada vez mais rápido, lembra que ontem você era uma criança? E hoje? Já não é mais? Num piscar de olhos você já vai estar no último ano do ensino médio e tendo que tomar uma decisão. E aí?

  Bom, eu decidi que quero ser escritora quando crescer, mas escritora não precisa fazer faculdade, mas mesmo assim eu quero fazer. Quero fazer de algo que não esteja relacionado á isso. Estive pensando se astronomia não seria uma boa opção, já que eu sempre gostei do universo, das estrelas, e de coisas relacionadas, então eu acho que eu ia amar ser astrônoma.Mas também tem o curso de gastronomia; sempre sonhei em ter uma loja de doces, ou simplesmente uma confeitaria, enfim eu amo doces.

  O fato é que eu quero fazer da minha vida algo que eu goste. Algo escolhido não por dinheiro ou pela vontade dos outros, mas por amor. Eu penso que as pessoas deveriam fazer o mesmo, pois dinheiro não traz felicidade, e também ninguém vive a vida só pra agradar os outros, então você escolher uma profissão só por que seus pais ou sei lá quem querem seria errado, pois não são eles que vão ficar 20 anos estudando (a contagem começa a partir do momento em que você entra na escola) pra fazer algo que os deixa infeliz, é você quem vai fazer isso. Se você se arrepender da sua decisão sempre haverá um segundo caminho a se seguir; você pode estar em dúvida entre duas profissões e escolher a segunda, mas se essa você não gostar, não tenha medo de voltar e mudar pra primeira; os nossos erros são os que nos mostram os nossos futuros acertos.

   Na internet existe vários testes vocacional que podem ajuda-lo a descobrir sua profissão do futuro. Pense naquele hobby seu, como por exemplo cantar, escrever, ler, viajar, e transforme isso numa profissão. O mercado oferece várias opções de emprego, mas não vá pelo salário e sim pelo seu gosto. Pense naquela coisa que você mais ama fazer fazer no mundo, como por exemplo viajar. Se você ama incondicionalmente viajar, você pode fazer algum dos seguintes cursos: Comércio exterior, Fotografia, Geologia, Jornalismo, Oceanografia. Produção de eventos, Turismo, entre outras.

  Bom, espero que com este texto eu tenha ajudado vocês a descobrir o que querem fazer da vida no futuro. Se você ainda está indeciso: faz um teste vocacional, conversa com outras pessoas, tipo pessoas com a mesma dúvida que você, ou então seus pais, professores, e você até pode pedir para fazerem na sua escola uma feira das profissões e convidar vários profissionais de várias áreas (#ficaadica), você ainda está novo, é normal passar por situações dessa. Qualquer dúvida é só fazer nos comentários, ou no formulário de contato na parte do lateral do blog.

Beijos :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário